sábado, 12 de dezembro de 2015

Dia dos pais


É de suma importância  a presença do pai na educação de seu filho. O pai precisa ser afetivo, ter tempo, estabelecer laços de afinidade  e cumplicidade. 
Neste dia na creche realizamos brincadeiras com os pais. Na sala do Berçário I a brincadeira foi de trocar fraldas das bonecas e adivinhem quem acabou ganhando ? O pai que tem filhas GÊMEAS, RS. 













Pinturas


O carimbo das mãos e pés tem como objetivo estimular e ampliar a coordenação motora e a socialização.  Depois de todas as atividades que realizei com tinta foi exposta no mural da sala para as crianças visualizarem. 

















Festa do Havaí


Nossa festa de encerramento tinha como tema " Festa do Havai". Foi um momento de divertimento e socialização, pois todas as outras turmas participaram. Na festa houve muita música, dança, apresentações, comidas Huuum ! , brincadeiras e não podemos esquecer do PAPAI NOEL. 
Neste dia entregamos as lembranças  para as crianças feitas com muito carinho por toda a equipe da escola. A lembrança que entregamos foi uma camiseta com a foto de toda a turma " Meu primeiro ano na creche" e bolas. 








Rabiscos ou garatujas

            As garatujas ou rabiscos são os primeiros traços que a criança produz na tentativa de representar o mundo. São de suma importância na exploração do traço, criatividade e na expressão emocional.  As garatujas fazem parte do desenvolvimento da criança, pois desenvolve a motricidade fina. Esses traços vão desenvolvendo-se, criando formas e com o passar do tempo torna se compreensível para os adultos. 






Circuito - Túnel e cavalinhos

Engatinhando, se arrastando... Há várias formas de atravessar o túnel!
Essa atividade desenvolve a a coordenação motora e o relacionamento social.






quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Brincando com revistas

O mundo do bebê é evolutivo, a cada mês o mesmo descobre alguma novidade. Cada gesto, sons, ilustrações, despertam sua atenção, e , quando os alcança, experimentam pega-los, colocar na boca, observar o colorido. Se tornam " Curiosos", estão descobrindo suas habilidades. 
Por mais simples que seja uma atividade, para uma criança em fase de descobertas torna-se um rico aprendizado.  

Turma: Berçário I
Idade: a partir 6 meses  
Objetivos:
  • Desenvolver a socialização
  • Despertar a curiosidade
  • Estimular o desenvolvimento Tátil, visual e motora. 
  • Estimulação Tátil : trabalhar com a textura das páginas
  • Estimulação Visual: Cores
  • Estimulação Motora: folhear, rasgar, amassar ( movimento de preensão e soltura).
Materiais: Revistas
Metodologia: Sentamos todas as crianças no Tatame e distribuímos as revistas, sempre incentivando-as folhear, observar, rasgar e amassar. O professor tem que ficar atento,  ser participativo, sempre elogiar seus alunos e montar ambientes e situações que os deixem seguros. 









sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Circuito de Obstáculos - Berçário I

      Em uma manhã realizamos na sala um pequeno circuito de obstáculos com o objetivo de desenvolver a coordenação motora e a capacidade de se movimentar.  Está atividade foi e será realizada com as crianças várias vezes durante o ano letivo, pois as crianças desde seu nascimento começam a se movimentar e a cada dia vão se aprimorando. 
   Esse aprimoramento só acontece através do contato que elas tem com o meio, por intermédio das suas interações sociais. 
     Segundo o referencial curricular nacional " o movimento para a criança é muito mais do que mexer algumas partes do corpo ou  deslocar- se de um lugar para o o outro. A mesma se expressa através de gestos, mimicas, choro e interage utilizando o apoio do corpo. O ato motor está presente em suas funções de sustentação as posturas e aos gestos, funções instrumental e expressivas".










sexta-feira, 12 de junho de 2015

Reunião de Pais - Atividades apresentadas.


Segue abaixo um vídeo contendo algumas fotos das atividades realizadas em sala de aula que foi repassado para os pais na reunião:





segunda-feira, 2 de março de 2015

Adaptação

        O primeiro dia de aula sempre é difícil , principalmente para os bebês que estão vindo á escola pela primeira vez, tudo é NOVO
Este primeiro dia os país perguntam: Quem será a professora? Será que vão cuidar bem do meu filho? Enfim...
       No inicio das aulas é sempre marcado pelo período de adaptação, ou seja, o professor precisa criar e a cada dia fortalecer vínculos com seu aluno. 
     Para que essas mudanças sejam incorporadas de maneira tranquila pelas crianças, nós temos o cuidado de envolver os pais nesse processo de adaptação, pois permanecendo na escola e vivenciando a formação de vínculos de afeto com o professor e com os demais colegas de seu filho, assim como observando a implantação da rotina pelo grupo, acreditamos que os pais ficam seguros e naturalmente passam essa segurança para as crianças.
    Todos os esforços e a atenção de pais e professores durante esse período têm um objetivo em comum: queremos alunos seguros e felizes no ambiente escolar.

Segue algumas fotos do período da adaptação do Berçário I:












                                      Mãe interagindo com as crianças.





Professoras Regentes: Thaynara e Alair
Professoras de PLE: Ivanuza e Milaine
Professora de PCH: Elizabeth
Estagiárias: Pâmela e Ana Claudia