Monteiro Lobato foi o primeiro escritor da literatura infanto juvenil a perceber a necessidade de inserir nas histórias para as crianças e os jovens elementos da cultura nacional, como os costumes do povo do interior e as lendas de nosso folclore. Fez isso de maneira única, combinando a identidade brasileira aos elementos da literatura universal, como a mitologia grega. Foi também o precursor da literatura paradidática, cuja principal característica é permitir que a criança aprenda enquanto brinca e lê.
Objetivos:
- Incentivar a leitura de forma lúdica e prazerosa.
- Desenvolver a linguagem oral e corporal
- Despertar a imaginação.
- Promover a socialização;
- Desenvolver a percepção visual;
1° Momento: Leitura do livro " O sitio do Pica pau amarelo", além de mostrar imagens dos personagens presentes no livro e conversar sobre eles. Esses personagens ficaram expostos na sala durante a semana.
2° Momento: Foram apresentados os personagens por meio dos palitoches e fantoches.
3° Momento: Filme do Sítio do Pica Pau Amarelo e pintura dos palitos de sorvete com tinta amarela para a elaboração do palitoche do Visconde.
-
- 4° momento: Incentivo à leitura e manuseio de livros. Entrega do Palitoche do Visconde.
- As cores, movimento e a linguagem das personagens garantiram a atenção da garotada. Daí para o envolvimento no clima de faz-de-conta para ouvir deliciosas histórias foi um pequeno passo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário